Skip to content

Matheus | fusion

outubro 2, 2009

Foi ontem conversando com uma amiga que veio a inspiração para escrever este post… Já fazia tempo que queria explicar um pouco a minha fotografia.

Não fotografo só para retratar a criança nessa idade ou para mostrar ela junto com os pais, com os irmãos, com o cachorro ou com o brinquedo preferido, para isso existem os estúdios fotográficos que (com a sua luz controlada) deixam a foto, muitas vezes, mais bonitas e perfeitas que as minhas…

Minha fotografia conta uma história, consegue mostrar, em uma única tarde, um pouco dessa criança, como ela é, do que ela gosta… Mesmo que algumas reações não apareçam nas fotos, os pais sabem exatamente o que aconteceu naquele momento… Quando os pais olham as fotos pensam, veja só o  meu filho, adora correr de um lado para o outro e, melhor ainda, dentro de 20 ou 30 anos esses pais mostrarão para  os seus netos exatamente como eram os pais deles nessa idade… “Olha só, seu papai era igualzinho a você, veja como ele gostava de…”

Talvez olhando as fotos do fusion do Matheus vocês entendam melhor o que quero dizer…

O Matheus chegou para a sessão um pouco tímido e como um pequeno homenzinho que é,  começou a andar para lá e para cá sozinho, sem importar quem estava no parque com ele… Quiz subir em um escorregador feito com troncos de árvores e descobriu que o chão não era tão “reto” e que sozinho ia ser difícil manter o equilíbrio, chamou a mamãe e em seguida ela subiu para “socorrê-lo”! No final, quando estava mais seguro, era todo felicidade e até achou engraçado estar aí… A pazinha e o baldinho foram companheiros inseparáveis e o balanço, apesar dele ficar um pouco desconfiado no começo, foi o lugar preferido da tarde, até a mamãe voltou a ser criança nesse momento… O próximo passo foi subir na gangorra mas… “se a mamãe tem que ficar comigo quem sobe do outro lado??? Pode ser essa moça??? Pelo menos ela deixa de perseguir-me com a câmera de fotos!!!” Claro, para a primeira parte, para a segunda, click, click, click :)… Uma paradinha para colher algumas florzinhas para a mamãe e tomar um pouco de água, também, depois de tanta brincadeira bate uma sede…“Como é gostosa essa grama do parque mas esses ramos no chão, posso subir??? Posso equilibrar-me em cima deles!!! :o Que divertido!!!… Como bom “brasileiro”, não faltou a bola para chutar… A areia chama muito a sua atenção mas não gosta nada de sujar as suas mãozinhas :(!!! No final, está bem cansado (e admito que eu também :)) e a única coisa que ainda o faz sorrir é brincar de andar com os olhos fechados… bom, vamos para casa que é hora de tomar banho, jantar e dormir afinal amanhã é outro dia… Voltará no parque e, assim como hoje, descobrirá muitas coisas novas!!! Thau, moça da câmera de fotos… Beijo estralado e até a próxima…

Tenho certeza que a mamãe do Matheus não precisa ler tudo que escrevi aqui para lembrar dessa tarde  e o mais bonito de tudo, que dentro de muitos anos eles darão muitas risadas juntos deste momento tão especial que ficaram retratados através da minha lente (sim, usei uma única lente 50mm) para sempre!!!

Essa é a minha fotografia… Espero que vocês também consigam identificar todos esses momentos no video e aproveitem!!!!

Fue ayer, hablando con una amiga, que me vino la inspiración para escribir este post … Hacía tiempo que quería explicar algo sobre mi fotografía.

Hago fotos no sólo para enseñar al niño con esta edad, o  junto a los papás, con sus hermanos, su perro o su juguete favorito, para eso están los estudios fotográficos que hacen fotos (con su luz controlada) quizás más bellas y perfectas que las mias …

Mi fotografia cuenta una historia, puede mostrar, en una sola tarde, como es ese niño… aunque algunas de las reacciones de él no aparezcan en las fotos, los padres saben exactamente lo que ocurrió en ese momento … cuando los padres miran las fotos pueden decir: “Mira, a mi hijo le encanta correr de un lado a otro” y, mejor aún, en 20 o 30 años, estos padres muestran a sus nietos como fueron sus padres con su edad … “Mira, tu papá era igual que tú, mira cómo le gustaba …”

Quizás mirando el video del Matheus podéis entender a qué me refiero …

El Matheus llegó a la sesión un poco tímido y como un pequeño hombrecito que es, empezó a caminar de un lado a otro, sin importarse quién se encontraba en el parque con él … Se subió en un juguete hecho con troncos de árbol y encontró que el terreno no era tan “recto”, y que sería muy difícil mantener el equilibrio solo, llamó a mamá que enseguida vino a “rescatarle”! Al final, cuando estaba más seguro, era solo felicidad, e incluso le pareció gracioso estar ahí … La pala y el cubo eran inseparables compañeros y el columpio, a pesar de estar desconfiado en un primer momento, fue el juguete favorito de la tarde, hasta la mamá volvió a ser niña en ese momento … El siguiente paso fue subir al balancín, pero … “Si mi mamá tiene que estar conmigo, ¿quién quedará al otro lado? ¿Puede ser esa chica, al menos deja de sacarme fotos todo el rato!” Por supuesto, para la primera parte, pero para la segunda, clic, clic, clic :)… Un paseo por el parque y paramos para coger algunas flores para la mamá y beber un poquito de agua… “Que bueno es el césped del parque, pero estas ramas en el suelo, puedo subir? Puedo equilibrarme sobre ellas! :o! ¡Qué divertido!… Como bueno “brasileño” ha pateado la pelota … La arena llamó mucho su atención pero no le gustó nada ensuciarse las manos :(!!! Al final, está muy agotado (y he de admitir que yo también:)) y lo único que aún le hace sonreír es jugar a caminar con los ojos cerrados … bueno, vamos a casa, es hora de bañarse, cenar  y dormir… mañana hará todo otra vez … de vuelta al parque y, como hoy, descubrirá muchas cosas nuevas! Adíos chica de la cámara de fotos … Besos con ruído y  hasta la próxima …

Su mamá no necesita leer todo lo que escribí aquí para recordar esta tarde y lo más hermoso de todo, en algunos años estas fotos proporcionarán muchas risas, recordando este momento tan especial que se ha retratado a través de mi lente (sí, he utilizado una unica lente de 50mm para este ensayo) para siempre!

Esta es mi fotografia… Espero que logren descubrir todos estos momentos en el video… ¡ Que lo disfruten!

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. outubro 22, 2009 2:48 pm

    Gente, obrigada pelos comentários!!! Foi fantástico fotografar esse menino tão lindo!

  2. outubro 22, 2009 2:39 pm

    LINDOSSS!
    O texto, o Matheus, a emoção…

  3. outubro 7, 2009 10:35 am

    Vc está cada dia melhor. O vídeo emociona.
    Parabéns, Graci.
    Beijos!

  4. outubro 6, 2009 11:46 am

    Que lindo Graci! Estou aqui com os olhos cheios d’água….o olhar dele pra mãe no balanço é de uma pureza muito tocante. Imagino a emoção dessa mãe quando viu esse video.
    PARABÉNS!!
    Beijos!

  5. outubro 3, 2009 2:14 am

    Querida Graciela, é incrível o tanto que me identifico com seu trabalho! Concordo plenamente com você sobre usar a fotografia como registro de uma história, pra relembrar esses bons momentos que passaram e não voltam mais.
    As fotos ficaram lindas! Ainda não consegui assistir todo o fusion porque minha internet está uma carroça. Mas voltarei com calma pra assistir. O pouco que vi já me causou emoção. Sem ser mãe do Matheus já fiquei com água nos olhos… imagine ela!
    Seu trabalho é lindo, de muito bom gosto e inspirador! Só de vc falar que fez toda a sessão com uma 50mm eu vejo que o que eu quero não é tão impossível como muitos profissionais me insinuaram. Tá certo que sua câmera é muuuuito melhor do que a minha (e não posso ter uma assim tão cedo), mas acho que uma 50mm pra mim já é um bom começo. Não quero ser a fotógrafa publicitária da Coca-Cola… só quero retratar famílias, pessoas no seu natural. rsrsrs
    Parabéns mais uma vez pelas fotos lindas!
    Beijos da sua fã

  6. outubro 2, 2009 8:41 pm

    Fiquei emocionada ao ler o texto porque as fotos refletem exatamente o que foi dito.

    Lindas palavras, belas imagens!

    bjs,

    Fernanda

  7. Karin Araujo permalink
    outubro 2, 2009 6:26 pm

    Estou até imaginando como vai ser meu meninão !!!!! rs
    Lindo !!!
    Adorei !!!
    Karin

  8. outubro 2, 2009 10:04 am

    Depois de muito fechar e abrir consegui assistir ao vídeo.Olhos maravilhosos tem essa criança linda.
    Suas fotos estão show!!!
    Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: